quarta-feira, 29 de julho de 2009

A Crise Mundial na Comunicação

Debate sobre a crise econômica e a comunicação

As agências do curso de Comunicação Social da Unasp promoveram o debate “A crise mundial e seus reflexos sobre a comunicação”. O evento contou com a participação de professores e alunos para discutir como a comunicação está relacionada com os efeitos e as causas da crise.

O evento contou com a participação dos professores Fabio Ramos, responsável pela direção da agência Zoom de publicidade, Kenny Zukowski, diretor de arte e edição da mesma agência, e Tales Tomaz, editor-chefe do ABJ Notícias.

A origem da crise mundial

Considerando o fato, o professor Fabio Ramos uniu o surgimento da crise nos Estados Unidos à responsabilidade dos atuantes da comunicação social naquele país, questionando se o jornalista ou Relações Públicas não teria a responsabilidade de alertar e orientar a população a respeito dos riscos das atividades financeiras dos Estados Unidos naquela época. Ou, ainda, se não seria de responsabilidade do profissional da comunicação fazer uma pesquisa sobre os acontecimentos recentes antes de estimular o leitor, espectador ou ouvinte a consumir produtos que não são de primeira necessidade.

O fato de os jornalistas terem negligenciado o alerta, na opinião do professor, não foi resultado de pressão política, mas de incompetência. Ele advertiu que, se desta vez os profissionais de comunicação estivessem atentos às lições da crise do passado, poderiam ter previsto e alertado a população sobre os riscos que resultariam em nova quebra econômica.

O que os meios de comunicação falam, na verdade, tem gerado na sociedade um clima de crise, sendo que essa ainda não atingiu a economia brasileira. “Mais do que crise econômica, é mais uma crise de comunicação”, afirmou o professor Zukowski.

Ainda neste contexto, Zukowsky ressaltou que a indústria automobilística em outubro do ano passado teve uma queda de 11% nas vendas. O debate alertou que o consumidor, hoje, dificilmente busca em diversas fontes a informação que deseja. Por isso, cabe aos comunicadores prevenirem-se para não cair no mesmo erro, além de compreender o poder influenciador que possuem a ponto de, inclusive, influenciar o curso de mercados globais.

Vejam a explicação sobre a Crise Mundial, na perspectiva dos professores de Comunicação Social do Unasp. A atividade, promovida pela Zoom Publicidade e a Agência Brasileira de Jornalismo, mostrou também como essa crise afeta os meios de comunicação e a forma de uso da propaganda.


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