terça-feira, 7 de julho de 2009

O Gerenciamento de Risco Institucional no Recrutamento de Pessoas

Participação de Rodolfo Ohl, Diretor de Operações da empresa MonsterBrasil.com (empresa subsidiada do portal Monster.com, precursora e líder no mercado de recrutamento online no mundo), fala sobre a importância do Gerenciamento de Crise com enfoque no mercado de recursos humanos.


Uma das maiores preocupações dos Recursos Humanos é a tendência no aumento competitivo para as empresas encontrarem talentos para suas organizações. Essas preocupações são decorrentes às tendências demográficas no mercado de trabalho (envelhecimento da população e redução na taxa de natalidade), aumento do poder dos candidatos com relação ao conhecimento sobre as empresas, e a valorização dos talentos (capital humano) nas organizações.

Segundo Rodolfo Ohl, o Employment Branding (marca, reputação e imagem para atração de candidatos) será o principal diferencial para atrair os talentos às empresas. “ Empresas que mantém uma grande reputação no mercado de trabalho, como Google, Microsoft, Coca Cola, Promon, entre outras, terão um diferencial competitivo maior para atrair e recrutar candidatos mais qualificados para suas empresas, e para isso é importante as empresas gerenciarem sua imagem e reputação”, diz Ohl, fazendo com que a gestão de risco da imagem torne-se um ponto mais estratégico das organizações.

Falando sobre a própria empresa de atuação, Ohl ressalta a importância de bons profissionais de comunicação do Monster: “Existe um forte alinhamento sobre como a empresa deve se posicionar no mercado e na padronização de todos os veículos de comunicação. Além disso, temos um departamento na República Checa que fiscaliza 100% do tempo se existem contas de empresas falsas, fraudes, e etc. Por sermos uma empresa online, temos também um forte departamento na Índia de tecnologia anti-hackers , que ocasinalmente atacam as empresas para tentar roubar o banco de dados. O gerenciamento de nossa imagem no mercado é extremamente importante, pois como o negócio do Monster é ajudar as pessoas a conseguirem empregos e as organizações a terem boas contratações, não podemos perder a nossa credibilidade e, isso serve também, para que consolidemos uma forte reputação e para atrairmos os talentos para nossa empresa. Muitas organizações hoje perdem o potencial de seu brand, devido há um mal gerenciamento de crise”.

Nenhum comentário: