segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fiat Gerencia Crise

Durante o 12° Congresso de Comunicação Corporativa realizado pela Mega Brasil, tive a oportunidade de assistir a palestra “Comunicação Corporativa em tempos de incerteza econômica” do Marco Antônio Lage, Diretor de Comunicação Corporativa da Fiat.
Ele falou sobre o cenário mundial na crise e sobre a comunicação agindo nesse meio. Falou também sobre as melhores ferramentas de comunicação para serem aliadas no processo, e como trabalhar as notícias e lidar com os rumores.
Na ocasião, Lage contou sobre as ações de comunicação que desenvolveram direcionadas ao público interno e externo da Fiat durante a crise. De início houve muito diálogo entre o setor automobilístico com o governo, conseguindo assim a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos veículos.
Direcionado ao público interno, além de usar todos os veículos internos para informar, houve uma campanha motivacional, que teve a participação de Felipe Massa, piloto de Fórmula 1. Ele foi em todas as unidades falar com os funcionários sobre a empresa e reforçar suas mensagens chaves.
Para motivar as vendas nas concessionárias, todos os lançamentos do ano de 2009 foram adiantados e comercializados antes do tempo previsto. Com a imprensa foi mantido o relacionamento de clareza e contato permanente, com o presidente conversando e valorizando o que é positivo, de forma a inibir especulações.
Como resultado, a crise para a Fiat foi rápida e passageira, sem causar danos a imagem da empresa. Lage atribui isso ao fato de “jogar luz” no que é positivo para minimizar os negativos.

Um comentário:

Marina Gerardi disse...

Pessoal,

Neste caso apresentado, vale a pena refletir sobre a questão do conceito de "motivação" empregado pela FIAT, comparado ao apresentado em sala de aula.

Outro ponto importante é o comentário de que a "crise foi rápida e passageira". Devemos lembrar que ela ainda não acabou (e, na verdade, é difícil prever em que patamar está), portanto o trabalho de comunicação sobre o tema deve continuar.